LaFerrari FXX K












































Miniatura Kyosho 
Escala 1/64



Como descrever o passatempo de colecionar miniaturas? 

...Não sei.


Falar sobre esse hobby?

Colecionismo?

Para mim, apenas um rótulo, como tantos outros conceitos generalizadores das atividades humanas.


Não conheço "colecionadores de miniaturas", como se diz por aí.

Conheço apenas pessoas, indivíduos, que, pelas mais diversas motivações, colecionam alguma coisa.


Alguns veem nesse passatempo uma forma de ganhar dinheiro.

Outros, de unir o útil ao agradável. Ou seria o inútil ao agradável? 
Sinceramente não sei.


Na verdade, nos últimos anos, envolvido com esse passatempo, participando de páginas e grupos específicos em plataformas de relacionamento (FB), ou de encontros de colecionadores; que, na verdade, mais parecem encontros de comerciantes, tenho visto os mais diversos tipos psicológicos e de caráter. O que me leva a concluir que, falar de forma 'poética' ou idealizada de "hobby" ou "colecionadores de miniaturas"... e coisas do tipo, não passa de uma tremenda generalização, de forma a alimentar um engano, e, com certeza, a indústria e o comércio desse setor.


Obviamente que há exceções. Não estou aqui para criar mais uma forma de generalização. Muito pelo contrário. Pretendo justamente quebrar todas as formas de generalização do comportamento humano ao falar sobre este assunto.


Eu mesmo, por exemplo; por que coleciono?


Ao menos em mim, essa atividade tem, entre outras, a função de sublimar ou "queimar" uma certa quantidade de energia proveniente do sistema límbico. Me fazendo esquecer, me desviando, e me conduzindo para outras direções do meu "ser total". Quando me envolvo nessa atividade, mergulho cada vez mais fundo numa determinada realidade (real e imaginária), afastando-me, cegando-me, alienando-me paulatinamente de "outras realidades possíveis, reais e imaginárias.


E você? Por que está lendo este texto confuso?


Quais seus motivos?

Qual sua verdadeira intenção? 
Miniaturas?