Honda Civic Type R FK8





















Miniatura Hot Wheels
Escala 1/64

Interações perigosas: 

Colecionismo e redes sociais;

Cultuar, idolatrar, apaixonar-se por imagens;

Satisfação dos desejos a qualquer custo;

Alimentar, construir uma auto imagem a partir das redes sociais;

Manter-se informado e atualizado sobre novos lançamentos no mundo do colecionismo...

Associadas a realidades e determinadas situações psicológicas e emocionais, essas premissas podem funcionar como uma bomba-relógio, que, com o passar dos anos, escraviza o indivíduo, mantendo-o indefinidamente amarrado ao sistema de produção mecanizada e em massa, e aos padrões insanos de consumo.

Continue curtindo seus carrinhos, suas miniaturas, mas se, assim como eu,  você não for uma pessoa rica, na medida do possível, procure cair fora desse esquema.




Ford Sedan Custom 1936



















Ensaio fotográfico com miniatura Matchbox, escala 1/64.


Às vezes olho para dentro de mim, e depois para a realidade exterior, para o mundo virtual das redes sociais, para os hábitos de consumo por elas incrementados, e não tenho como deixar de pensar: 

"Meu Deus! O que ainda estou fazendo aqui?"

Dia após dia, vejo cair a máscara de "amigos" nessas plataformas, e descubro que, na verdade, estou cercado de zumbis, pessoas egocêntricas, autoritárias, de sentimentos medíocres, de visão distorcida da História, cheias de preconceitos, de falta de amor, de humanismo, de humildade...

Seres toscos, insensíveis ignorantes, violentos, de personalidade agressiva, ávidos por dinheiro e poder, e que, até pouco tempo atrás, permaneciam ocultos, mimetizados, disfarçados de gente fina elegante e sincera, mas que, agora, com essa onda fascista que assola o Planeta, resolveram se despir, tirar a máscara, e vomitar todo seu ódio e ignorância sobre nós outros. 


Ford Crown Victoria 1992





















Miniatura Greenlight
Escala 1/64



Há um seguimento de carros de polícia na minha coleção.

Tenho vários Dodge Monaco, alguns Crow Victoria.

Seguimentos...

Há alguns anos,  colecionar miniaturas se transformou em uma fuga de mim mesmo.

Procuro algum nexo, alguma relação do objeto com o meu ser, minha existência... Acho bonito. Idolatro a imagem, cobiço, valido, conceituo, crio espectativas... Invento historias, fatos, narrativas...

Preciso retornar ao ponto de partida, e me reencontrar, antes que seja tarde, antes que anoiteça, e venha a longa noite escura da vida.

Não preciso mais comprar miniaturas.
Lamborghini Veneno





















Miniatura Hot Wheels
Escala 1/64



O que eu tenho achado mais legal no colecionismo ultimamente é justamente a diversidade de formas e motivações de cada indivíduo colecionar miniaturas. 

Isso vem de encontro a uma concepção que eu tenho da realidade, das pessoas e da natureza das coisas; ou seja: a particularidade de cada um ser um.

Tenho um colega colecionador que insiste em fazer postagens dizendo "...O que é colecionar...  Como se deve fazer uma coleção... É preciso isso... É preciso aquilo... Isso está certo... Isso está errado...' E por aí vai.

Obviamente, ele tem como centro de suas conclusões a sua própria experiência (emocional) de vida no meio do colecionismo.

Eu, por outro lado, costumo pensar muito a respeito da diversidade sócio econômica de cada colecionador. Sim, porque, eu, na minha situação econômica, não passo de um reles colecionador de Hot Wheels, ou outras miniaturas mais nervosas, na escala 1/64, mas que não arruínem meu saldo bancário.

Existem colecionadores ricos; outros pobres.
Existem colecionadores decentes, e outros tão sacanas, que não vale nem a pena passar perto.

Em resumo: o colecionismo é apenas uma fatia,  reflexo do bolo humano e social...

...Ou você pode ignorar tudo o que eu disse acima, e ver apenas objetos (as miniaturas), e seres utópicos, idealizados pela sua falta de visão das coisas.

É muito cômodo e divertido ver o hobby sob essa perspectiva; mas você poderá acabar caindo num pântano, mais dia menos dia. E, sinceramente, não sei quem virá salvá-lo. 




Audi R8  (2007)




























Miniaturas Matchbox
Escala 1/64



O colecionismo Nismo pode me levar a labirintos de sínteses e antíteses.

Um mundo repleto de formas e cores.
Um mundo de alegrias e dissabores...

Um mundo desigual...
De exploradores e explorados

Um mundo de informação, de insanidade, de classes sociais.

Um universo paralelo da realidade próxima.

Uma piscina de ácido sulfúrico e um coquetel de vodka, ou, se você preferir, um delicioso sundae aos domingos com os amigos...

Colecionar miniaturas de automóveis, no meu caso, sempre foi uma experiência...

Continua...






F1 Racer
























Até agora, não sei por que eu trouxe essa miniatura horrível pra casa (?)

É sempre assim. A imagem me seduz, as cores me seduzem.

Passei rapidamente pela manhã em uma loja de departamentos, e quando já estava no caixa, pagando minhas compras, eis que vejo essa coisinha horrorosa solta sobre o balcão, ao lado da caixa registradora.

Perguntei a atendente se estava à venda, e ela disse que não. E então eu passei a insistir, dizendo que queria comprá-la.

Depois de alguns minutos, consegui convencê-la a registrar o código de um outro Hot Wheels na cartela, e me entregar essa miniatura solta.

Só quando cheguei em casa é que comecei a me indagar: "pra que que eu quero isso?"

Estranho, muito estranho.

Não consigo parar de me sentir atraído por esses pequenos pedaços de metal coloridos.

Estou farto disso, quase procurando um analista.  

Pontiac GTO 1970
























Miniatura Greenlight
Escala 1/64



Com o tempo, tudo muda, tudo se transforma.

Acredito muito nisso, em todos os planos, em todas as esferas da vida.

E, assim, não poderia ser diferente com meus passatempos favoritos.

Atualmente, tenho uma quantidade excessiva de miniaturas; muito além do que eu gostaria de ter, e do que seria possível algum contato ou relação lúdica racional, sensata, equilibrada.

É óbvio, desde a minha infância, gosto e me interesso por automóveis.

Mas por que comprar? Comprar para ter e guardar?
Comprar tanto, a ponto de não ter mais onde colocar tantas miniaturas? Fotografar? Para que fotografar? Postar? Para que postar?

...O que realmente quero com isso, com esse hábito que virou uma mania obsessiva e insensata, e que o mercado explora, lançando e relançando novos modelos (muitos repetidos) a cada dia?